terça-feira, 12 de maio de 2015

Português Correto|| "Á", "há" e "à"

Olá, olá ☺

Hoje vou começar com os posts sobre Português Correto . Posts esses onde pretendo conseguir tirar as vossas dúvidas sobre o português escrito e falado (mas talvez mais escrito) ☺
Mais uma vez, gostava de referir que faço estes post por ser um assunto que me interessa e acho interessante e que, É CLAROO que eu não sou nenhuma professora, nem mais que ninguém (nem quero ser) e, muito menos, tenho um português perfeito (que não tenho, como é óbvio) . Mas terei todo o gosto de pesquisar o máximo e o melhor possível para vos passar as informações da melhor forma (e assim aprendo eu também) ☺

Hoje o tema é: "Á", "há" e "à"

Comecemos pelo "á" .
E tenho a dizer-vos que "á" (com acento agudo) não existe . O "a" quando é proposição é sempre com acento grave  ( ` ), ou seja, "à" .
"Ás" (com acento agudo) existe, mas não como proposição e sim para se referir ao Ás do baralho de cartas ou para dizer a alguém que é muito bom em alguma coisa (usando a expressão "És um ás em ..." .


Passemos então ao "há": esta palavra aplica-se quando nos queremos referir ao verbo haver (ou os seus sinónimos) ou quando nos queremos referir ao tempo (anos, dias, horas,...) .
  --> Por exemplo:

  • No mercado  gomas . -- Esta frase está correta .
  • No mercado à gomas . -- Esta frase está errada .
Um truque é imaginar a frase com o verbo "ter"/"existir", em vez do "há" .
Exemplo: em vez de pensar na frase como no mercado  gomas, vamos pensardas seguintes formas:
  • No mercado tem gomas;
  • No mercado existem gomas .
Fazem sentido, na mesma, certo ? ☺
Vejámos outra frase, utilizando o mesmo truque:
  • Hoje fui tem feira;
  • Hoje fui existe feira .
Esta já não soa nada bem, pois não ?
Pois isso significa que não podemos escrever "hoje fui  feira", mas sim "hoje fui à feira" .
Perceberam o truque ? ☺

Também se utiliza o "há" para referir o tempo . Por exemplo:
  • Já não falo com ela  2h . (Ou seja, "já faz/passaram 2h desde que não falo com ela .")
  • Não nos víamos  tanto tempo . ("Faz/Passou tanto tempo que não nos víamos .")
  • Namoramos  5 anos . ("Faz 5 anos que namoramos .")
  • Estive com ela  2 dias/  3 semanas . ("Faz/Passaram 2h/3 semanas desde que estive com ela" .)

Bem, este post está a ficar muito longo, por isso, o "à" fica para outro post ☺
Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil ☺

Deixem os vossos comentários/opiniões/críticas e digam-me tudinho ☺

Sem comentários:

Enviar um comentário